Pediatra

Pediatra

O que é um pediatra?

Um pediatra é um médico que se concentra na saúde de bebês, crianças, adolescentes e adultos jovens. Os cuidados infantis começam no nascimento e duram até o aniversário de 21 anos da criança ou mais. Os pediatras previnem, detectam e controlam problemas físicos, comportamentais e de desenvolvimento que afetam as crianças. Alguns pediatras trabalham na clínica geral. Outros se especializam no tratamento de crianças com problemas de saúde específicos.

Que formação um pediatra precisa?

Os pediatras passam por treinamento abrangente e educação adicional. Primeiro, eles devem ganhar um diploma de bacharel de quatro anos. Durante a graduação, eles fazem cursos pré-médicos, como biologia e química.

Em seguida, os pediatras devem completar um diploma médico de quatro anos. Na faculdade de medicina, eles fazem cursos como anatomia e fisiologia. Além disso, eles participam de rodízios clínicos onde aprendem sobre diferentes áreas da medicina. Essas áreas incluem pediatria, medicina de emergência, neurologia, psiquiatria e radiologia. Durante essas rotações clínicas, muitos médicos decidem em que querem se especializar.

Algumas escolas, como a NEOMED, ​​combinam e condensam graduação e faculdade de medicina em um total de seis anos de formação inicial.

Se um médico decide se especializar em pediatria, ele muda para um programa de residência pediátrica de três anos. O treinamento especializado inclui treinamento adicional em várias especialidades pediátricas, como recém-nascidos, terapia intensiva de recém-nascidos, pediatria geral e pediatria do desenvolvimento e comportamento. Durante o treinamento de residência, os pediatras devem adquirir o conhecimento, as habilidades e a experiência necessários para tratar uma ampla gama de condições da infância.

Alguns pediatras entram na prática pediátrica geral após treinamento especializado. Outros pediatras participam de programas de bolsas onde recebem treinamento adicional em subespecialidades pediátricas. Essas subespecialidades incluem neonatologia, cardiologia pediátrica, medicina do adolescente, abuso infantil e cirurgia pediátrica. Esses programas levam de dois a seis anos adicionais de treinamento.

Quanto tempo leva para se tornar um pediatra?

Os pediatras devem frequentar pelo menos nove anos de escola. Isso inclui quatro anos de graduação e quatro anos de faculdade de medicina (ou seis anos em uma universidade combinada) e três anos de residência pediátrica. Alguns pediatras passam mais dois a seis anos em uma subespecialidade. Todos os pediatras são obrigados a ter pelo menos 12.000 a 14.000 horas de atendimento ao paciente durante seu treinamento.

Qual é o papel do pediatra e o que ele pode diagnosticar?

Os pediatras têm uma ampla gama de tarefas. Eles fazem de tudo, desde exames de saúde do bebê até o tratamento de doenças crônicas. Os pediatras fornecem triagem e diagnosticam e tratam infecções, lesões e doenças. Pediatras:

  • Realize exames regulares de saúde e bem-estar (também chamados de visitas ao bebê ou à criança).
  • Faça exames físicos.
  • Acompanhe o desenvolvimento físico, emocional e social do seu filho.
  • Diagnosticar e tratar doenças, lesões e outros problemas de saúde.
  • Fornecer vacinas.
  • prescrever medicamentos.
  • Ouça os pais e responda às suas perguntas.
  • Dar conselhos de saúde aos pais.
  • Encaminhar as famílias para especialistas quando necessário.

Quando meu filho deve ir ao pediatra?

A primeira visita do seu bebê ao pediatra deve ocorrer dentro de 48 a 72 horas após a alta do hospital. Sua segunda visita deve ser de duas a quatro semanas. No primeiro ano, seu filho deve consultar um pediatra aos dois, quatro, seis, nove e 12 meses. Após o primeiro aniversário do seu bebê, ele deve ser visto aos 15, 18 e 24 meses. Visitas anuais ao pediatra do seu filho são recomendadas a partir de então. As consultas também podem ser feitas se você tiver um problema de saúde ou seu filho estiver doente.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Por que meu filho deve procurar um pediatra?

As consultas de puericultura são importantes para a saúde e o bem-estar do seu filho. Durante essas consultas, o pediatra do seu filho avaliará a saúde física e mental geral do seu filho. Eles garantem que o desenvolvimento do seu bebê esteja no caminho certo. O pediatra do seu filho também dará ao seu bebê as vacinas recomendadas para protegê-lo da infecção. As consultas de cuidados infantis do seu filho são uma oportunidade para falar com o pediatra do seu filho sobre quaisquer preocupações que possa ter sobre a saúde do seu filho.

Onde posso encontrar o melhor pediatra perto de mim?

Quando você começar a procurar um pediatra, peça referências de familiares, amigos e outros pais de confiança. Eles conhecem você e sabem o que procurar em um pediatra. Você também pode pedir recomendações ao seu obstetra. Se você é novo na comunidade, peça recomendações nas mídias sociais, mas sempre faça sua própria pesquisa. Eles sabem melhor o que procurar em um pediatra.

Depois de compilar uma lista de opções, entre em contato com os consultórios para saber mais sobre cada pediatra. A equipe do consultório deve ser capaz de responder a algumas de suas perguntas, incluindo:

  • O pediatra aceita novos pacientes?
  • Você aceita meu seguro?
  • Como é feito o faturamento e o seguro?
  • O pagamento é devido no momento da visita ao escritório?
  • Quais são os horários de funcionamento? Você tem compromissos de fim de semana ou à noite?
  • Qual é o melhor momento para ligar para perguntas de rotina?

Se você está impressionado com o que está ouvindo, pode agendar uma consulta pessoal com seu pediatra. Algumas perguntas-chave que você pode querer fazer são:

  • Qual é a sua política para receber e retornar chamadas telefônicas? Existe uma enfermeira em seu consultório que possa responder a perguntas de rotina?
  • Você está em uma prática em grupo com outros médicos? Às vezes, outro médico cobre para você?
  • Como são tratadas as visitas para doenças súbitas (agudas)? Você pode marcar uma consulta em curto prazo?
  • Se meu filho precisar de mais cuidados para uma condição ou distúrbio de saúde, você coordenará os cuidados entre os especialistas?

Faça a si mesmo as seguintes perguntas após as entrevistas para ajudá-lo a decidir sobre o melhor pediatra para seu filho:

  • O pediatra se comunicou claramente?
  • Eles fizeram um esforço para garantir que todas as suas perguntas fossem respondidas?
  • Você tem a sensação de que eles têm um interesse genuíno em seu filho?

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pediatria


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.