Conteúdo para o setor de saúde: quem precisa dele e por quê?

Esse é o princípio orientador por trás do marketing de conteúdo de saúde. Quando bem feito, ele serve como um canal, permitindo que as organizações compartilhem suas narrativas, valores e insights de uma maneira relacionável e digerível. Saiba como a Med Marketing pode ajudar a criar conteúdos estratégicos para o setor de saúde, atendendo às necessidades de profissionais e pacientes com informações relevantes e éticas.

Este artigo mergulha fundo no mundo do marketing de conteúdo para o setor de saúde. Ele examina possíveis tipos de conteúdo, oferece dicas práticas e mostra exemplos de campanhas bem-sucedidas.

Fonte de reprodução: Youtube Júlia Neves

Como o marketing de conteúdo ajuda os provedores de saúde

O marketing de conteúdo de saúde eficaz é uma maneira de estabelecer e manter conexões significativas com os pacientes. Ele oferece inúmeras vantagens, incluindo a capacidade de atrair novos interesses, estabelecer autoridade e construir uma comunidade.

  • Atrair novos pacientes

É importante permanecer na sua faixa quando se trata do público-alvo que você está alvejando. Por exemplo, se você é uma organização que produz equipamentos médicos para consultórios odontológicos, provavelmente não falará com pacientes. É mais provável que fale com profissionais odontológicos e suas equipes.

Dê uma boa olhada em quem você espera falar por meio do seu conteúdo e certifique-se de que o assunto em que você se concentra e o tom que você adota estejam alinhados com esse público-alvo definido.

E certifique-se de ir com calma no jargão e usar uma linguagem que seu público entenda e com a qual ressoe.

Conteúdo para o setor de saúde
Conteúdo para o setor de saúde
  • Concentre-se na sua área de especialização

Para ser visto como um especialista confiável no mundo da saúde, você tem que, bem, ser um especialista no que você está escrevendo e compartilhando online. Quero dizer, você não iria ver um podólogo se tivesse um braço quebrado. As pessoas têm a mesma mentalidade quando estão procurando por conteúdo online.

Elas esperam ler insights de pessoas que têm experiência em primeira mão e conhecimento profundo. Então, quando você estiver escrevendo artigos, criando posts de blog ou compartilhando vídeos e posts nas mídias sociais, certifique-se de que eles sejam relevantes para sua especialidade no espaço da saúde.

  • Aumente a personalização

Os pacientes e consumidores de hoje exigem mais personalização do que nunca. Ajude as pessoas a se conectarem ao seu negócio de assistência médica entregando conteúdo direcionado e personalizado individualmente.

Por exemplo, enviar e-mails personalizados com base em interações anteriores faz com que as pessoas se sintam vistas, compreendidas e apreciadas. Você também pode circular conteúdo projetado para demografias específicas de pacientes, como novos pais ou idosos.

Ao desenvolver seu calendário e estratégia de marketing de conteúdo de saúde, mantenha o profissionalismo, mas lembre-se sempre do elemento humano. O marketing digital para saúde não é apenas sobre doenças e tratamentos, mas pessoas reais e suas famílias, amigos e comunidades.

  • Estabelecer autoridade e confiança

A confiança é a base de qualquer relacionamento entre paciente e provedor, e o melhor marketing de conteúdo de saúde a promove.

Ao compartilhar opiniões de especialistas, citar fontes confiáveis ​​e fornecer informações baseadas em evidências, você posiciona sua prática como uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento.

Conteúdo para o setor de saúde
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4 tipos de conteúdo e seu valor para provedores de saúde

Conteúdo de alta qualidade ajuda aqueles na indústria a estabelecer uma presença online, construir uma comunidade e educar pacientes. Todos os tipos a seguir podem desempenhar um papel essencial em uma estratégia de marketing de conteúdo para empresas de saúde.

1. Postagens de blog: estabeleça sua autoridade

Postagens de blog são artigos que você publica em seu site cobrindo vários tópicos relacionados à saúde. Você pode cobrir muitos tópicos, desde prevenção de doenças até novos tratamentos, dicas de saúde e histórias de sucesso de pacientes.

Escrever um blog  mostra sua expertise na área médica, educando pacientes enquanto constrói confiança. Também é uma oportunidade de incorporar palavras-chave, melhorar seu desempenho em mecanismos de busca e desenvolver seu inbound marketing para assistência médica.

Apenas lembre-se de manter as postagens envolventes e amigáveis ​​ao paciente. Use recursos visuais para tornar a informação mais digerível e divida grandes blocos de texto com títulos, marcadores e parágrafos curtos.

2. Boletins informativos: comunique os últimos desenvolvimentos

Boletins informativos são comunicações regulares enviadas aos seus assinantes, geralmente por e-mail.

Os boletins informativos são uma ferramenta poderosa para informar os pacientes sobre os últimos desenvolvimentos. Itens comuns a serem incluídos são novos serviços, próximos eventos, mudanças no horário de expediente ou avanços em pesquisa médica.

Conteúdo para o setor de saúde
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Você também pode usá-los para abordar problemas críticos de saúde da comunidade ou alertas. Lembre as pessoas sobre necessidades sazonais, como vacinas contra gripe.

Use boletins informativos para atualizar os pacientes e nutrir relacionamentos. Mesmo quando um paciente não está na sua agenda, a comunicação o tranquiliza de que você tem o bem-estar dele em mente.

3. Email Marketing: Personalize o atendimento

As melhores práticas de marketing por e-mail para a área da saúde giram em torno do uso de mensagens personalizadas e podem incluir qualquer um destes tipos de e-mail:

  • Lembretes de compromissos
  • E-mails de acompanhamento pós-tratamento
  • Dicas de saúde personalizadas com base no histórico médico do paciente
  • Desejos de aniversário
  • Saudações festivas sazonais

Aumente o envolvimento do paciente mostrando aos assinantes que você se importa com eles como indivíduos e respeita as muitas demandas de seu tempo e atenção. 

4. Mídias sociais: compartilhe com seu público

Pense nas mídias sociais como a praça da era digital, um lugar onde você pode interagir com os pacientes, aprender mais sobre suas necessidades e compartilhar mais sobre o que você faz.

Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn oferecem oportunidades para profissionais de marketing de saúde. A criação de conteúdo de mídia social geralmente incorpora dicas de saúde, notícias, fotos de bastidores ou depoimentos de pacientes. Você pode até mesmo executar sessões de perguntas e respostas ao vivo.

A conversa deve ser bilateral. Incentive seus seguidores em canais de mídia social a compartilhar, comentar e participar de discussões. Isso fornece a você uma prova social de seus serviços e feedback valioso.

Conteúdo para o setor de saúde
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Med Marketing: Estratégias Digitais para Profissionais de Saúde

A Med Marketing é uma agência especializada em marketing digital voltada para o setor de saúde, oferecendo soluções personalizadas para médicos, clínicas e hospitais que buscam ampliar sua presença online e atrair mais pacientes. Com uma equipe de especialistas em marketing médico, a empresa desenvolve estratégias que incluem criação de conteúdo relevante, gestão de redes sociais, otimização de sites (SEO) e campanhas de publicidade digital, sempre alinhadas às normas éticas do Conselho Federal de Medicina.

FAQ: Conteúdo para o Setor de Saúde: Quem Precisa Dele e Por Quê?

O que é marketing de conteúdo na área da saúde?

O marketing de conteúdo para instalações de saúde envolve criar e compartilhar conteúdo que atraia e interesse seu público-alvo . A ideia é criar conteúdo de alta qualidade que seus leitores irão gostar e compartilhar. Quando você fornece a eles informações relevantes, eles retornarão para obter insights e compartilhar seu conteúdo.

O que é análise de conteúdo na área da saúde?

A análise de conteúdo é uma ferramenta de pesquisa usada para determinar a presença de certas palavras, temas ou conceitos em alguns dados qualitativos (por exemplo, texto).

O que é marketing estratégico na área da saúde?

Uma estratégia eficaz de marketing de saúde garante que as informações certas cheguem às pessoas certas por meio de canais apropriados . Isso pode envolver a criação de conteúdo informativo e educacional, a utilização de plataformas de mídia social e o envolvimento em programas de extensão comunitária. Personalização e abordagem centrada no paciente.

O que é marketing em termos médicos?

A aplicação do marketing no campo da assistência médica foi imposta pelos problemas de saúde da sociedade. Uma abordagem de marketing eficaz envolve investigação aprofundada das necessidades dos pacientes, identificando necessidades latentes e oferecendo novos serviços de saúde que os pacientes não solicitaram explicitamente.

Fonte: https://www.rdstation.com/blog/marketing/marketing-para-area-da-saude/

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