Até agora, as baterias convencionais de chumbo-ácido tiveram uma grande participação no mercado. No entanto, o mercado está mudando rapidamente: tecnologias inovadoras de bateria para veículos start-stop, como AGM, usam ácido que é ligado em uma esteira para fornecer maior estabilidade de ciclo e garantir desempenho confiável em veículos com maiores requisitos de energia. Outra vantagem do AGM: a formação de campeonatos ácidas não é mais possível devido ao ácido ligado.
Uma nova geração de baterias automotivas para veículos micro-híbridos opera em 48V e utiliza células com tecnologia de íons de lítio.
Carregar baterias de carro? É realmente necessário? Se sim, com que frequência e por quanto tempo? As baterias modernas não dispensam manutenção? Muitos motoristas fizeram essas ou outras perguntas semelhantes. Em primeiro lugar: normalmente o alternador deve carregar a bateria no uso diário. No entanto, existem situações em que a recarga e outros cuidados podem ter um efeito positivo na vida útil da bateria do carro. Por exemplo, isso é aconselhável para o uso de baterias convencionais de chumbo-ácido em combinação com viagens curtas, especialmente em climas frios. O mesmo se aplica se o veículo ficar parado na garagem por um longo período.
As baterias modernas e isentas de manutenção têm a vantagem de não ser mais necessário recarregá-las com água destilada. Para que uma bateria de carro funcione de forma confiável, um bom nível de carga pode ser assegurado pelo uso de um carregador de bateria de carro.
A embreagem é um dispositivo mecânico que é usado para engatar e desengatar o motor para ajudar na mudança de marchas, aplicando pressão ao volante. A pressão liberada da placa de pressão para o volante permite a fiação livre. Acessando o site: https://rsembreagem.com.br você encontrara um guia completo sobre troca de embreagem.
A substituição da embreagem vem com dicas de manutenção do carro e que auxilia o motorista. Os kits de ferramentas de ferramentas importantes de carro estão disponíveis com os manuais de instruções e também podem ser usados na execução de outras tarefas, como trocar um pneu de carro.
Manutenção DIY e carregamento da bateria – o que observar
Importante: Cuidados são essenciais ao manusear acumuladores de chumbo-ácido. Com tolerância, o eletrólito em uma bateria de partida pode escapar ou espirrar. A sobrecarga pode produzir hidrogênio explosivo. Se um veículo mais antigo não estiver equipado com uma bateria isenta de manutenção, recomenda-se uma visita a uma oficina.
Importante: Independentemente disso, óculos e luvas de proteção devem ser usados durante a manutenção, remoção ou instalação da bateria. Para evitar curtos-circuitos, é essencial evitar a conexão dos terminais por contato com materiais metálicos ou condutores, sob pena de haver perigo de choque elétrico ou lesões físicas.
No entanto, com um adequado e cuidadoso, todos os motoristas podem carregar a bateria sozinhos.
Primeiro de tudo: Preparação antes de iniciar o carregamento
O carregamento da bateria no veículo é mais simples e preferível por questões de segurança, embora nem sempre seja possível. Se não houver garagem ou conexão elétrica disponível, muitas vezes não há alternativa a não ser possível carregar a bateria fora do veículo. Garanta uma boa ventilação ao carregar em espaços fechados. Se a bateria for removida do compartimento do motor para carregar, uma segunda pessoa deve ajudar a levantar as baterias grandes devido ao seu peso elevado.
Importante : Com baterias de chumbo-ácido, deve-se esperar a formação de hidrogênio explosivo e desgaseificação durante o carregamento. Em casos extremos, uma alta concentração de hidrogênio pode resultar em uma explosão com lesões e danos graves.
Defeitos da bateria também devem ser anotados. O ácido pode vazar baterias danificadas. O contato físico com o ácido da bateria pode causar queimaduras graves. A área respiratória deve ser bem enxaguada com água limpa e um médico deve ser consultado imediatamente.
Carregamento da bateria do carro – passo a passo
- Desconecte os cabos de conexão
Importante : O cabo que está conectado ao terminal negativo deve ser desconectado primeiro. Isso evita um curto-circuito entre o terminal positivo e a terra. Em seguida, desconecte o cabo vermelho que está conectado ao terminal positivo.
- Verifique o estado da bateria
No caso de baterias de chumbo-ácido não isentas de manutenção, recomendamos uma visita a uma oficina. Sob nenhuma circunstância você deve verificar o nível de água ácida por conta própria.
Com baterias livres de manutenção, a verificação do eletrólito não é necessária. Aqui, apenas a sujeira precisa ser limpa dos tubos de ventilação.
Independentemente do motivo do carregamento (por exemplo, em caso de bateria descarregada, longas períodos de inatividade, trajetos curtos), é aconselhável fazer periodicamente um teste de bateria numa oficina. Esta é a única maneira de garantir que seu carro sempre dê partida. De acordo com o ADAC alemão, mais de 40 por cento de todas as avarias são causadas por baterias mal conservadas.
- Comece a carregar
Importante : Se a bateria hepática for removida do carro para carregar, deve-se ter cuidado para manter a bateria na vertical ao levantá-la e transportá-la. Se a bateria estiver carregada no veículo, todos os consumidores elétricos devem ser desligados antes de conectar o carregador.
Importante : O carregador deve ser conectado à bateria antes de ser conectado à rede elétrica. Para conectar o carregador à bateria, primeiro prenda o cabo vermelho ao terminal positivo da bateria. Em seguida, conecte o cabo preto ao terminal negativo.
Importante : O próximo procedimento depende do tipo de bateria. Para selecionar o modo de operação correta, o usuário deve seguir as informações nas instruções de operação do dispositivo de carregamento.
- Terminar o processo de carregamento
Após o término do processo de carregamento, o carregador é primeiro desconectado da rede elétrica antes de os cabos serem desconectados da bateria. Ao instalar a bateria no veículo, o cabo vermelho deve ser conectado primeiro ao terminal positivo. Em seguida, o cabo negativo preto é conectado ao terminal negativo.
- Características especiais dos veículos start-start-stop
O carregamento de uma bateria com tecnologia EFB ou AGM é idêntico, no entanto, deve-se ter cuidado para que o dispositivo seja adequado para baterias com tecnologia start-stop. Neste caso, as informações contidas nas instruções de operação devem ser seguidas.
Fatos interessantes sobre carregadores e tempos de carregamento
Muitos carregadores de alta qualidade são compatíveis com vários tipos de bateria e desligam automaticamente quando o carregamento é concluído. Os carregadores inteligentes desligam gradualmente à medida que o nível de carga aumenta e limita a corrente automaticamente. Desta forma, um bom estado de carga pode ser garantido mesmo com longos tempos de inatividade e baixas temperaturas externas. Em caso de dúvida, consulte a descrição de uso do fabricante do aparelho. O uso correto e regular de carregadores de bateria pode, portanto, aumentar a confiabilidade e a vida útil da bateria.
Mesmo não havendo risco de sobrecarga com o uso de um carregador de alta qualidade, a bateria não deve permanecer conectada ao carregador por mais de 24 horas. Uma carga completa geralmente é carregada durante a noite.
No modo de manutenção, as baterias podem ser mantidas com um alto nível de carga, mesmo com o veículo parado por longos períodos. Mesmo após uma descarga profunda, alguns carregadores permitem pelo menos um recondicionamento parcial da bateria.
Importante : Embora a operação de conexão do carregador não seja complicada, vários pontos devem ser observados. O carregamento de uma bateria de carro difere em vários aspectos do carregamento de uma bateria convencional. As instruções de operação do carregador fornecem todas as informações necessárias.
Fonte: https://rsembreagem.com.br/troca-de-embreagem-cambio-manual