Como planejar um evento virtual em 5 etapas

À medida que a tecnologia continua avançando, muitas empresas a estão usando para hospedar eventos virtuais. Eventos online podem ser mais econômicos e permitir que pessoas de todo o mundo participem. Se você deseja hospedar um evento virtual, saber exatamente como fazê-lo pode ajudar a tornar seu evento um sucesso. Neste artigo, explicamos como planejar um evento virtual, listamos exemplos de eventos que você pode organizar e fornecemos dicas para ajudá-lo a organizar um evento de sucesso. Quer saber mais sobre os eventos virtuais, acesse https://blog.zoeweb.com.br/

Como planejar um evento virtual

Para hospedar um evento com sucesso evento virtualmente, considere as seguintes etapas:

1. Defina seu público-alvo

Antes de planejar seu evento virtual, você precisa determinar quem é seu público-alvo. Isso ajudará você a determinar o tipo de evento que deseja hospedar e os objetivos que deseja alcançar com o evento. Também ajuda a determinar quando e onde você deseja hospedar o evento, pois deve ser conveniente para seu público.

Tente definir seu público-alvo pensando em sua idade, ocupação, nível de experiência e educação . Isso permite que você planeje um evento que seja valioso para eles. Pense em qual problema seu público pode estar tendo que você pode resolver com seu evento. Por exemplo, se o seu público-alvo são pais divorciados, pode ser benéfico hospedar um webinar sobre coparentalidade.

2. Escolha um tipo e formato de evento virtual

Existem diferentes tipos de eventos virtuais para escolher, por ex. Eventos de networking, eventos de arrecadação de fundos ou conferências. O tipo de evento que você escolher deve ficar claro depois de definir seu público e objetivos. Por exemplo, se seu objetivo é arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade, você sabe que está organizando uma arrecadação de fundos. Em seguida, você precisa considerar o formato do seu evento virtual. Você pode escolher entre transmissões ao vivo, eventos gravados ou uma mistura de ambos.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Um evento de transmissão ao vivo é um evento que você transmite e que seu público vê em tempo real. Você também pode gravar um evento de transmissão ao vivo para outros espectadores assistirem mais tarde. Com uma sessão pré-gravada, todo o evento é pré-gravado e permite que seu público assista em seu próprio tempo. Você pode combinar os dois formatos para ter alguns segmentos ao vivo e outros pré-gravados. Por exemplo, você pode hospedar uma conferência com uma apresentação pré-gravada seguida de uma sessão de perguntas e respostas ao vivo.

3. Planeje o conteúdo

Agora que você conhece os detalhes do seu evento virtual, pode planejar o conteúdo. Crie um cronograma ou plano com os tópicos que deseja abordar, as sessões que deseja incluir e as pessoas que farão as apresentações. Tente alocar um tempo específico para cada tópico ou sessão para saber quanto tempo durará seu evento.

4. Considere a logística

A seguir, determine a logística do seu evento. Isso inclui informações como quando o evento está ocorrendo, quem exatamente está sendo convidado e como você o está hospedando. Como este é um evento virtual, o aspecto mais importante a considerar é a tecnologia que você usará. Nesta etapa, considere as seguintes questões para entender melhor a logística do seu evento:

  • Quantas pessoas estarão presentes?

  • Qual plataforma você usará para hospedar o evento?

  • Essa plataforma pode acomodar todo o seu público?

  • Essa plataforma pode suportar o formato do evento, como permitir que palestrantes convidados se tornem os anfitriões ou criar salas separadas para discussões menores?

  • Como você enviará convites e acompanhará os RSVPs recebidos?

  • Como você receberá o pagamento ou as doações dos participantes?

  • Quem você convidará para falar em seu evento, se houver alguém, e eles têm o equipamento ou a tecnologia de que precisam para participar?

  • Se surgirem dificuldades técnicas, como o desligamento da internet, o que você fará?

Responder a essas perguntas pode ajudá-lo a planejar o evento perfeito. Ele permite que você resolva os problemas antes que eles apareçam e garante que você esteja totalmente preparado para o dia.

5. Envie convites virtuais ou promova o evento

Se você estiver organizando um evento apenas para convidados, depois de concluir todo o planejamento, poderá começar a convidar participantes. Considere usar um software de gerenciamento de eventos para enviar convites e receber respostas com facilidade. A coleta de RSVPs permite estimar o número de pessoas que comparecerão ao seu evento para que você possa planejar adequadamente. Organize as informações de contato de todos os participantes para que você possa contatá-los facilmente se houver alguma alteração em seu evento.

Se você abrir seu evento ao público, pode ser necessário comercializá-lo em vez de enviar convites. Existem várias formas de divulgar o seu evento, por ex, enviando e-mails para contatos existentes, em várias plataformas de mídia social ou encontrando um patrocinador para hospedar e promover seu evento. Certifique-se de que seus participantes se registrem em seu evento para que você possa acompanhar o número de participantes. Caso se interesse mais sobre as estratégias para fazer um bom evento virtual, acesse https://blog.zoeweb.com.br/categoria/transmissao-ao-vivo/

Exemplos de eventos virtuais

Para entender melhor os eventos virtuais, aqui estão alguns exemplos de eventos que você pode hospedar:

Webinars

Um webinar é um tipo de apresentação informativa, palestra ou workshop realizado on-line é realizado. Normalmente, isso envolve um anfitrião e palestrantes especialistas em um campo específico, por exemplo, B. Consultores financeiros falando em um evento financeiro. Os webinars geralmente são eventos ao vivo, permitindo que moderadores e palestrantes interajam com o público e os mantenham engajados.

Conferências

As conferências virtuais, como suas contrapartes presenciais, geralmente são eventos de vários dias quando eles são grandes grupos de pessoas que se encontram para aprender e discutir sobre um interesse comum. Por exemplo, uma conferência de tecnologia pode ser sobre o lançamento de novas tecnologias. Os participantes podem assistir a transmissões ao vivo de palestras ou painéis programados, conversar com outros participantes em salas virtuais ou interagir com palestrantes em sessões de perguntas e respostas.

Eventos de networking

Um evento de networking virtual permite que participantes que talvez não se conheçam se encontrem e criem conexões profissionais. Eventos de rede virtual normalmente possuem um host que facilita reuniões e conversas. Eles podem incluir salas de descanso que permitem que os participantes conversem em grupos menores ou sejam mais interativos com todos os participantes.

Eventos de formação de equipes

As empresas realizam eventos virtuais de formação de equipes para incentivar seus funcionários a se conhecerem e construir fortes relações de trabalho. Isso é especialmente benéfico para equipes que trabalham apenas remotamente, pois os funcionários podem morar em áreas diferentes e nunca se conheceram pessoalmente. Os eventos de formação de equipe geralmente têm atividades ou jogos para aliviar o clima e incentivar os participantes a se conhecerem.

Angariadores de fundos

Angariadores de fundos virtuais ajudam os anfitriões a arrecadar dinheiro, geralmente para caridade. Muitas organizações sem fins lucrativos realizam arrecadações de fundos virtuais para aumentar a conscientização sobre seus negócios e arrecadar dinheiro para sustentar a si mesmas e a sua causa. Um exemplo de evento virtual de arrecadação de fundos é uma corrida ou caminhada virtual em que os participantes caminham ou correm 5 km sozinhos e solicitam doações para apoiar seus esforços.

Eventos de recrutamento

Algumas empresas estão migrando para eventos virtuais de contratação para recrutar novos funcionários para suas equipes. Eles podem entrevistar candidatos qualificados para cargos em aberto, permitindo-lhes restringir sua lista e convidar apenas um punhado de candidatos para uma entrevista pessoal. Dependendo da empresa, todo o processo pode ser feito online.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Eventos sociais

Eventos virtuais também podem ser sociais entre familiares, amigos, colegas ou clientes. Eles podem ser uma boa maneira de as pessoas se conhecerem ou manterem contato em um ambiente menos formal, como um happy hour online ou uma noite de jogo. As empresas costumam realizar eventos sociais para ajudar os funcionários a melhorar ou manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Dicas para organizar um evento virtual

Para garantir que seu evento virtual seja perfeito, considere as seguintes dicas:

  • Teste sua tecnologia com antecedência. Para minimizar contratempos no dia do seu evento, teste todos os seus equipamentos tecnológicos com antecedência para garantir que estejam funcionando. Se puder, tenha um equipamento de backup ou um plano de backup se sua tecnologia cair e aprenda como implementar outro host se sua internet estiver funcionando.
  • Obtenha ajuda. Mesmo se você estiver organizando um pequeno evento, pode ser mais fácil ter um assistente ou colega para ajudá-lo. Isso permite delegar pequenas tarefas para que você possa se concentrar nas grandes.
  • Verifique constantemente com seu público. Ao hospedar um evento ao vivo, é importante garantir que seu público esteja envolvido. Entre em contato com eles regularmente fazendo perguntas ou incentivando-os a conversar e mostre a eles que você está interessado no que eles têm a dizer.
  • Crie um roteiro. Para manter as coisas funcionando sem problemas, prepare um roteiro ou incentive seus palestrantes a fazê-lo. Você não precisa seguir este roteiro palavra por palavra naquele dia, mas ter anotações para consultar pode ajudá-lo a se sentir mais confiante durante o evento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Eventos_atuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *