Lúpus e Doença Renal (Nefrite Lúpica)

  • O que é nefrite lúpica?
  • O que seus rins fazem?
  • Quem tem lúpus?
  • Quão comum é a nefrite lúpica?
  • Quem tem maior probabilidade de desenvolver nefrite lúpica?
  • Quais são os sintomas da nefrite lúpica?
  • Quais testes os profissionais de saúde usam para diagnosticar a nefrite lúpica?
  • Como os médicos tratam a nefrite lúpica?
  • O que devo comer se tiver nefrite lúpica?
  • Quais são as complicações da nefrite lúpica?

O que é nefrite lúpica?

A nefrite lúpica é um tipo de doença renal causada por lúpus eritematoso sistêmico ( LES ou lúpus). Lúpus é uma doença autoimune NIH — um distúrbio no qual o sistema imunológico do corpo ataca as próprias células e órgãos do corpo. A doença renal causada pelo lúpus pode piorar com o tempo e levar à insuficiência renal . Se seus rins falharem, você precisará de diálise ou transplante de rim para manter sua saúde.

Quem tem lúpus?

O lúpus é muito mais comum em mulheres do que em homens e ocorre com mais frequência durante os anos férteis. Nove em cada 10 pessoas que têm lúpus são mulheres. O lúpus também é mais comum em pessoas de origem africana ou asiática. Afro-americanos e asiáticos-americanos têm cerca de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver lúpus do que os caucasianos. Quer saber mais sobre as lesão renal, acesse https://nefroclinicas.com.br/

Quão comum é a nefrite lúpica?

A lesão renal é um dos problemas de saúde mais comuns causados ​​pelo lúpus. Em adultos com lúpus, até 5 em cada 10 terão doença renal. Em crianças com lúpus, 8 em cada 10 terão doença renal.

Quem tem maior probabilidade de desenvolver nefrite lúpica?

Afro-americanos, hispânicos/latinos e asiático-americanos têm maior probabilidade de desenvolver nefrite lúpica do que os caucasianos. A nefrite lúpica é mais comum em homens do que em mulheres.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Quais são os sintomas da nefrite lúpica?

Os sintomas da nefrite lúpica podem incluir urina espumosa e edema – inchaço que ocorre quando o corpo tem muito líquido, geralmente nas pernas, pés ou tornozelos e, com menos frequência, nas mãos ou no rosto. Você também pode desenvolver pressão alta.

Problemas renais geralmente começam ao mesmo tempo ou logo após os sintomas de lúpus aparecerem e podem incluir

  • dor nas articulações ou inchaço
  • dor muscular
  • febre sem causa conhecida
  • uma erupção cutânea vermelha, geralmente no rosto, no nariz e nas bochechas, às vezes chamada de erupção em borboleta devido ao seu formato

Quais testes os profissionais de saúde usam para diagnosticar a nefrite lúpica?

A nefrite lúpica é diagnosticada através de exames de urina e sangue e uma biópsia renal.

Teste de urina

Seu profissional de saúde usa uma amostra de urina para procurar sangue e proteínas em sua urina . Você coleta a amostra de urina em um recipiente no consultório ou laboratório de um profissional de saúde. Para o teste, uma enfermeira ou técnico coloca uma tira de papel tratado quimicamente, chamada vareta, na urina. As manchas na vareta mudam de cor quando há sangue ou proteína. Um alto nível de proteína ou um alto número de glóbulos vermelhos na urina significa dano renal. A urina também será examinada ao microscópio para procurar células renais.

Teste de sangue

Seu profissional de saúde usa um exame de sangue para verificar sua função renal. O exame de sangue mede a creatinina, um produto residual da degradação normal dos músculos do corpo. Seus rins removem a creatinina do sangue. Os profissionais de saúde usam a quantidade de creatinina no sangue para estimar a taxa de filtração glomerular (TFG). À medida que a doença renal piora, o nível de creatinina aumenta.

Biópsia Renal

Uma biópsia renal é um procedimento que envolve a coleta de um pequeno pedaço de tecido renal para exame ao microscópio. Um médico realiza a biópsia em um hospital usando técnicas de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada (TC) , para guiar a agulha da biópsia até o rim. Os profissionais de saúde anestesiam a área para limitar a dor e usam sedação leve Link externo para ajudá-lo a relaxar durante o procedimento.

O tecido renal é examinado em laboratório por um patologista – um médico especializado no diagnóstico de doenças.

Uma biópsia renal pode

  • confirmar um diagnóstico de nefrite lúpica
  • descobrir o quanto a doença progrediu
  • guiar o tratamento

Recomendação biópsias para pessoas com sinais de nefrite lúpica ativa que ainda não foram tratadas. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato podem ajudar a proteger seus rins. Caso se interesse mais sobre nefrite lupica? Acesse https://nefroclinicas.com.br/nefrite-lupica-como-o-lupus-pode-comprometer-os-nossos-rins/

Como os médicos tratam a nefrite lúpica?

Os profissionais de saúde tratam a nefrite lúpica com medicamentos que suprimem o sistema imunológico para que ele pare de atacar e danificar os rins. Os objetivos do tratamento são

  • reduzir a inflamação nos rins
  • diminuir a atividade do sistema imunológico
  • impedir que as células imunológicas do seu corpo ataquem os rins diretamente ou produzam anticorpos que ataquem os rins
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Medicação

Seu profissional de saúde pode prescrever um corticosteroide NIH , geralmente prednisona, e um medicamento para suprimir o sistema imunológico, como ciclofosfamida NIH , micofenolato de mofetil, e hidroxicloroquina, NIH, um medicamento para pessoas com LES.

A nefrite lúpica pode causar pressão alta em algumas pessoas. Você pode precisar de mais de um tipo de medicamento para controlar sua pressão arterial. Medicamentos para pressão arterial incluem:

  • Inibidores da ECA e ARAs , com nomes de medicamentos que terminam em –pril ou –sartan.
  • diuréticos
  • bloqueadores beta
  • bloqueadores dos canais de cálcio

Os inibidores da ECA e os BRAs podem ajudar a proteger os rins, e os diuréticos ajudam os rins a remover o líquido do corpo.

Quais são as complicações da nefrite lúpica?

O tratamento funciona bem para controlar a nefrite lúpica, então você pode não ter complicações.

Entre 10 a 30% das pessoas com nefrite lúpica desenvolvem insuficiência renal.

A forma mais grave de nefrite lúpica, chamada nefrite proliferativa difusa, pode causar cicatrizes nos rins. As cicatrizes são permanentes e a função renal geralmente diminui à medida que mais cicatrizes se formam. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir danos duradouros.

As pessoas que têm nefrite lúpica correm um alto risco de câncer, principalmente linfoma de células B NIH – um tipo de câncer que começa nas células do sistema imunológico. Eles também correm um alto risco de problemas cardíacos e dos vasos sanguíneos.

Fonte: https://cdrb.com.br/conteudo-saude-dos-rins/nefrite-lupica-como-o-lupus-pode-afetar-os-rins/#:~:text=Entre%2010%20e%2030%25%20dos,exercida%20pelos%20rins%20fica%20comprometida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *