O guia do proprietário para religar uma casa

Religar uma casa com um sistema de fiação desatualizado ou subdimensionado irá mantê-lo mais seguro, evitar aborrecimentos como luzes piscando e até mesmo economizar dinheiro em contas de luz. A religação é um grande empreendimento, porém, e requer planejamento e paciência.

Entenda suas necessidades

A religação geralmente envolve mais do que apenas substituir o fio antigo. Se o seu quadro elétrico (caixa de disjuntores) for subdimensionado, substituí-lo por um maior permitirá que você use mais eletrônicos e eletrodomésticos de uma só vez. Quer saber mais sobre parte elétrica da sua casa, acesse https://eletricistabh24h.com.br/

Antes de 1965, muitas casas eram construídas com painéis de 60 ampères, suficientes para uma época em que as famílias usavam menos eletricidade. Mesmo que você ache que pode se contentar com tanto, é provável que precise atualizar seu serviço para se qualificar para o seguro residencial. Um painel de 60 A não é intrinsecamente inseguro se usado corretamente, e ainda hoje é suficiente para uma casa muito pequena. Em residências de tamanhos mais comuns, no entanto, os usuários modernos tendem a sobrecarregar esses painéis, o que apresenta risco de incêndio.

Quase todas as casas modernas são construídas com painéis de 100, 150 ou 200 amperes. Os painéis elétricos mais comuns são os modelos de 100 e 200 amperes. Um painel de 100 A é suficiente para a maioria das casas de 3.000 pés quadrados ou menos. Se você tem uma casa maior ou usa aparelhos que consomem muita energia, como um aquecedor elétrico de água ou uma banheira de hidromassagem, geralmente é mais econômico optar pelo painel de 200 amperes.

Por outro lado, se sua casa foi instalada na década de 1980 ou depois, é provável que apenas algumas atualizações sejam necessárias para substituir a fiação e os acessórios gastos ou danificados.

Você também pode substituir tomadas antigas, luminárias e interruptores de luz. Antigos interruptores redondos e tomadas instalados em rodapés sem calha de rodapé devem ser atualizados por razões de segurança. O que você pode instalar depende dos requisitos de encaixe do soquete ou acessório existente, portanto, certifique-se de saber antes de comprar substituições. Considere opções modernas, como soquetes com portas USB e alternativas, como interruptores de luz de botão em vez de designs de alternância.

Faça você mesmo ou contrate um profissional?

Se você é um dedicado DIY-er, você pode considerar fazer a religação sozinho. Você economizará dinheiro, mas passará várias semanas fazendo trabalho sujo envolvendo corte, perfuração, passagem de fios e remendos de buracos. Primeiro, familiarize-se com os códigos e licenças elétricas locais. Em seguida, crie um mapa detalhado dos circuitos que deseja religar ou instalar junto com tomadas, interruptores e outros recursos elétricos que desejar.

Antes de entrar, peça a um eletricista certificado que inspecione a fiação existente em busca de sinais de que o trabalho pode ser mais complexo ou perigoso do que você esperava. Peça-lhes para examinar seu novo mapa de fiação em busca de possíveis problemas. Seu trabalho de religação DIY concluído deve passar pela inspeção de um eletricista licenciado. Antes de iniciar seu projeto, procure um eletricista que esteja disposto a fazer essa inspeção. Nem todos os eletricistas fazem vistorias em obras que não foram instaladas por eles.

Um trabalho de religação DIY começa com a preparação da casa, removendo os móveis ou movendo-os para o meio da sala e cobrindo-os com panos, levantando os tapetes e as tábuas do assoalho. Em seguida, remova a fiação antiga. Onde a remoção for impraticável, você pode cortar os fios para desativá-los. Depois disso, você pode instalar a nova fiação. Isso significa tanto a fiação de substituição quanto a fiação para novas tomadas ou outros acessórios. Se precisar fazer novos furos, tome cuidado para não bater em fios ou canos dentro das paredes.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Quando terminar, teste os circuitos. Se todos funcionarem corretamente, você pode conectar cada um a um disjuntor em seu painel elétrico e rotular cada disjuntor com o nome de seu circuito. Termine chamando um eletricista para uma inspeção antes de cobrir os pontos de acesso da fiação. Conheça dicas valiosas para garantir a segurança elétrica da sua casa e evite acidentes clicando no nosso link sobre parte elétrica!

Crie seu plano

Se você mesmo fizer a religação, precisará planejar o que deseja e como será instalado. Se você decidiu contratar um eletricista, seu trabalho é planejar o que deseja, não decidir como instalá-lo. Deixe o trabalho de design do circuito para os profissionais.  

Comece listando os eletrodomésticos e eletrônicos que você possui atualmente e aqueles que deseja atualizar ou adicionar nos próximos 25 anos. A maioria das casas é religada apenas uma vez a cada duas décadas. Quando você planeja com antecedência, seu eletricista pode incluir aparelhos futuros em seu projeto de religação.

Considere recursos como:

  • Aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC)
  • Iluminação e ventiladores de teto
  • Aquecedor de água
  • Máquina de lavar e secar roupa
  • Utensílios de cozinha, incluindo geladeira, forno, micro-ondas, lava-louças e freezer
  • Eletrônicos de escritório doméstico, como computadores e centros de carregamento de dispositivos
  • Sistemas de entretenimento, incluindo TV e sistema estéreo
  • Banheira de hidromassagem, spa, sauna ou piscina
  • Eletrônicos relacionados ao hobby, como um amplificador de guitarra, ferramentas elétricas ou máquina de costura
  • Dispositivos auxiliares de mobilidade, como elevadores para cadeiras de rodas, elevadores de escadas e cadeiras auxiliares
  • Recursos diversos maiores, como aquecedores de toalhas ou esteira motorizada

Depois de saber o que deseja, faça um desenho simples de sua casa que inclua seus principais eletrodomésticos, eletrônicos, luzes, interruptores e tomadas. Uma representação visual ajuda seu eletricista a entender seu objetivo, o que, por sua vez, os ajuda a planejar os circuitos elétricos de sua casa.

Revise o desenho com seu eletricista. Eles podem sugerir mudanças devido à praticidade, segurança ou considerações de custo. Certifique-se de que está realmente satisfeito com o plano antes de o eletricista começar a trabalhar. Após o início do trabalho, solicitar alterações aumenta o tempo e o custo do trabalho. O que parece uma mudança simples para você pode, na verdade, exigir uma fiação complexa.

Defina um orçamento

Antes de começar a procurar um eletricista, defina um orçamento para o seu projeto de religação. O custo da religação depende muito do tamanho da sua casa e de quanto você deseja religar. Se você estiver com um orçamento apertado, considere religar a casa cômodo por cômodo ou seção por seção, conforme seu orçamento permitir.  

Assumir parte do trabalho de preparação e limpeza também pode reduzir os custos. Se você estiver disposto a mover os móveis, puxar os tapetes, limpar o sótão e possivelmente até perseguir as paredes em busca de fiação e caixas de tomadas, há uma boa chance de seu eletricista subtrair o custo desse trabalho do seu total.

Os materiais não são o lugar para cortar custos, no entanto. Materiais baratos reduzirão o custo do trabalho, mas não vale a pena ficar barato em um sistema que você espera que funcione com segurança e eficiência por 25 anos. Pergunte sobre os tipos de materiais que seu eletricista usa e faça sua própria pesquisa para garantir que a qualidade atenda às suas expectativas.

Encontre um empreiteiro elétrico qualificado

A religação não é algo para deixar para o seu faz-tudo não treinado local. Para encontrar um eletricista qualificado, comece pedindo recomendações. Se você não conseguir nenhuma recomendação pessoal, peça sugestões a associações profissionais ou de comércio de construção. Depois de ter pelo menos três nomes de empresas, entre em contato com cada um para discutir a experiência deles com a reforma de casas como a sua.   

Verifique o licenciamento dos eletricistas. Procure uma empresa com pelo menos um eletricista mestre que possua uma licença de eletricista mestre e uma licença de empreiteiro elétrico. Uma licença de eletricista mestre é uma licença profissional, enquanto uma licença de eletricista é uma licença comercial. Apenas um eletricista mestre pode possuir uma licença de empreiteiro elétrico. Verifique também se o empreiteiro possui seguro de responsabilidade civil geral.

Certifique-se de que esse eletricista realmente trabalhe para a empresa. Alguns eletricistas permitem que as empresas usem suas credenciais mesmo quando não trabalham lá.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Esteja preparado para a interrupção

A religação é um dos trabalhos de reforma residencial mais perturbadores que existe. Como os fios correm por toda a casa, acessá-los geralmente significa levantar tapetes e tábuas do assoalho e abrir paredes e tetos. Seu empreiteiro não poderá dizer exatamente quanto tempo o trabalho levará até que eles avaliem seu sistema de fiação existente e seu novo plano.

Os trabalhos de religação são feitos em duas etapas:

Primeira etapa – Substituição do cabeamento, fiação, circuitos e caixas de montagem.

Segunda etapa – Instalação de placas frontais em tomadas e interruptores de luz e instalação de luminárias. Nesta fase, tudo está conectado e vai “ao vivo”.

Isso significa que mesmo a religação de apenas alguns quartos geralmente leva dois ou três dias. Para uma casa de três a cinco quartos, o trabalho pode levar até uma semana. Se você quiser algum recurso especial, como iluminação embutida no teto, isso prolongará o tempo. Solicitar alterações em seu plano original, como colocar uma tomada em um local diferente, também aumenta o tempo. Além do mais, sempre há uma chance de seu eletricista se deparar com um problema que não poderia ter previsto ao iniciar o trabalho.

Você não terá eletricidade neste momento, o que provavelmente significa sem luzes, ar condicionado, fogão elétrico ou TV, entre outras coisas. Para sua conveniência, considere ficar em outro lugar enquanto o trabalho estiver sendo feito.

Se você decidir ficar em sua casa, converse com seu empreiteiro para saber o que será feito em que área e a que horas. Eles devem ser capazes de fornecer a você uma área para ficar onde vocês não ficarão no caminho um do outro. Eles podem trabalhar cômodo por cômodo e permitir que você mantenha a eletricidade ligada em alguns cômodos, mas isso pode prolongar o trabalho por semanas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fia%C3%A7%C3%A3o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *