Transplante de rim

Um transplante de rim é um procedimento cirúrgico no qual um rim saudável é removido de um doador e colocado em uma pessoa cujos rins não estão mais funcionando corretamente.

De onde virá meu novo rim?

Os rins para transplante podem ser de doadores vivos ou de doadores de órgãos falecidos. Familiares imediatos, cônjuges e amigos podem se qualificar para doação de rim. Os rins de doadores falecidos vêm daqueles que optaram por doar seus órgãos após a morte.

Potenciais doadores de rim são cuidadosamente selecionados para garantir que sejam compatíveis. Isso ajudará a evitar complicações. Quer saber mais sobre transplante de rim, acesse https://nefromed.com.br/

Por que os transplantes de rim são feitos?

Os transplantes de rim são feitos para ajudar pessoas com doença renal crônica ou insuficiência renal em estágio final. Se seus rins não conseguem filtrar os resíduos adequadamente, você pode precisar de diálise (que usa uma máquina para remover os resíduos da corrente sanguínea) ou de um transplante de rim.

DETALHES DO PROCEDIMENTO

Quais são os requisitos do transplante renal?

Cada hospital tem seus próprios critérios para aceitar pessoas como receptoras de transplante renal. Mas, geralmente, os candidatos devem ter:

Insuficiência renal terminal e diálise.

  • A doença renal crônica avançada está se aproximando da necessidade de diálise.
  • Uma expectativa de vida de pelo menos cinco anos.
  • Uma compreensão completa das instruções e cuidados pós-operatórios.

Qual é a melhor idade para um transplante de rim?

Embora a maioria dos receptores de transplante de rim tenha entre 45 e 65 anos, realmente não há limite de idade superior. No entanto, para obter melhores resultados, seu médico provavelmente procurará um doador da sua idade.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Quantos transplantes de rim uma pessoa pode ter?

Em alguns casos, as pessoas podem ter dois e até três ou quatro transplantes de rim durante a vida. O seu médico pode dizer-lhe se esta é uma opção para si.

O que o desqualifica para fazer um transplante de rim?

Os transplantes de rim são aprovados caso a caso. No entanto, existem alguns fatores gerais que podem tornar uma pessoa inelegível para um transplante de rim, como:

  • Uma condição de saúde grave que torna perigosa a cirurgia.
  • Infecção recorrente (recorrente).
  • Uma expectativa de vida curta.
  • Abuso de drogas ou álcool.

Não importa qual seja sua situação, seu médico pode determinar se um transplante de rim é uma opção de tratamento segura.

O que acontece durante um procedimento de transplante renal?

O transplante de rim envolve a colocação de um rim saudável em seu corpo, onde ele pode realizar todas as funções que um rim com falha não pode.

Seu novo rim é colocado no lado inferior direito ou esquerdo do abdômen, onde é conectado cirurgicamente aos vasos sanguíneos próximos. Colocar o rim nesta posição permite que ele seja facilmente conectado aos vasos sanguíneos e à bexiga. A veia e a artéria do seu novo rim estão ligadas à sua veia e artéria. O ureter do novo rim está ligado à bexiga para permitir que a urina saia do corpo.

O que acontece com meus rins antigos?

Na maioria dos casos, seu cirurgião deixará seus rins doentes dentro de seu corpo. No entanto, existem três condições que podem exigir a remoção de seus rins antigos:

  • Infecção que pode se espalhar para o seu novo rim transplantado.
  • Pressão alta não gerenciada ou incontrolável causada por seus rins originais.
  • Refluxo ou um backup de xixi (urina) em seus rins.

Quanto tempo dura a cirurgia de transplante renal?

Em média, a cirurgia de transplante renal leva de duas a quatro horas para ser concluída.

O que acontece após um transplante de rim?

A maioria das pessoas passa cerca de três dias no hospital após um transplante de rim. Dessa forma, sua equipe médica pode ficar de olho em você e garantir que você esteja se recuperando bem.

Seu novo rim transplantado pode começar a funcionar imediatamente. Ou você pode precisar de diálise temporariamente até que comece a funcionar. Isso pode levar vários dias ou semanas.

Você também precisará começar a tomar medicamentos para evitar que seu sistema imunológico rejeite seu novo rim transplantado.

Como será minha cicatriz de transplante de rim?

Sua cicatriz terá cerca de 2 a 5 polegadas de comprimento, no lado direito ou esquerdo do abdome inferior.

Quanto tempo dura um transplante de rim?

Quanto tempo dura um transplante de rim pode variar de pessoa para pessoa. Em geral, os rins doados por uma pessoa viva duram mais do que os rins doados por uma pessoa falecida. Em média, no entanto, os rins transplantados duram aproximadamente 10 anos.

RISCOS / BENEFÍCIOS

Quais são os benefícios do transplante renal?

Um transplante de rim bem-sucedido aumenta a força, a resistência e a energia. Após o transplante, você poderá retornar a um estilo de vida mais normal e ter mais controle sobre sua vida diária. Você pode ter dieta irrestrita e ingestão de líquidos.

Se você era dependente de diálise antes do transplante, você terá mais liberdade porque não ficará preso aos seus horários de diálise.

A anemia, um problema comum na insuficiência renal, pode ser corrigida após o transplante. Se você tem hipertensão (pressão alta), pode tomar menos medicamentos para pressão arterial após o transplante. Para saber mais sobre os riscos e benefícios do transplante renal, acesse https://nefromed.com.br/

Quais são os riscos do transplante renal?

Os riscos do transplante renal são os mesmos de qualquer cirurgia. Existe o risco de sangramento, infecção ou problemas respiratórios. Você também pode experimentar alguns efeitos colaterais dos medicamentos e pode estar mais propenso a infecções, pois o medicamento que você tomará após o transplante reduz a capacidade do seu corpo de combater infecções.

Rejeição do transplante renal

Como seu corpo reconhece o novo rim como um objeto estranho, ele normalmente tentará se livrar dele ou “rejeitá-lo”. No entanto, você receberá medicamentos para evitar a rejeição.

Devido a anos de experiência, pesquisa e medicamentos aprimorados que previnem a rejeição, os transplantes renais são muito bem-sucedidos com poucas complicações após o transplante.

O transplante de rim é melhor que a diálise?

Embora ambas as opções tenham prós e contras, o transplante renal costuma ser o tratamento preferido para a doença renal crônica. Isso ocorre porque a diálise ao longo da vida pode ser desgastante. O transplante de rim oferece uma melhor qualidade de vida para a maioria das pessoas, e estudos mostram que aqueles que têm um transplante de rim bem-sucedido vivem mais, em média, em comparação com aqueles que recebem diálise.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

RECUPERAÇÃO E OUTLOOK

Qual é o tempo de recuperação após um transplante de rim?

Em média, o tempo de recuperação do transplante renal é de cerca de seis semanas. Essa linha do tempo é diferente para todos, no entanto. Depende da sua saúde geral e de outros fatores.

Quais são algumas coisas que posso fazer para cuidar de mim mesmo durante a recuperação?

É importante seguir de perto todas as instruções dadas pelo seu médico. Aqui estão algumas orientações gerais:

 

Evite levantar objetos pesados ​​e trabalho físico extenuante por pelo menos seis a oito semanas após a cirurgia. É importante que você não levante nada mais pesado que 20 libras por dois a três meses e nada mais pesado que 40 libras por quatro a seis meses a partir da data de sua cirurgia.

Evite dirigir por pelo menos seis semanas após a cirurgia. Planeje com antecedência para que um amigo ou membro da família possa ajudar durante esse período. Sempre use o cinto de segurança em um veículo em movimento.

  • Exercício. Seu médico recomendará o início de exercícios de alongamento e caminhada. Outros excelentes exercícios incluem corrida, caminhada, ciclismo, tênis, golfe, natação e aeróbica. Tudo isso pode ajudá-lo a recuperar sua força e você pode começar a fazer isso gradualmente após a cicatrização da incisão.
    Evite esportes de contato, pois podem danificar o rim transplantado. Se você tiver dúvidas sobre uma atividade, converse com seu médico.

Existem alimentos que devo evitar após o transplante de rim?

Quando se trata de alimentos e bebidas que você consome, existem algumas dicas que você deve seguir:

  • Beba água o suficiente. Uma das chaves para uma recuperação bem-sucedida é manter-se bem hidratado. Você deve beber muita água – normalmente 2 litros (cerca de 68 onças) – por dia. Também é uma boa ideia limitar a cafeína. É um diurético fraco e contribui para a desidratação.

     

  • Não coma alimentos crus ou mal cozidos. Se o seu sistema imunológico estiver comprometido, a qualquer momento após um transplante, comer alimentos crus ou mal cozidos – especialmente carne mal cozida ou ovos mal cozidos – coloca você em risco de doenças graves.

     

  • Inclua muita proteína em sua dieta. Uma dieta equilibrada com alguns aspectos nutricionais especiais é importante. A proteína é especialmente útil porque ajuda a construir músculos e recuperar o peso perdido. Seu provedor ou nutricionista pode ajudá-lo a descobrir quanta proteína você precisa. É possível exagerar, mas geralmente você pode evitar esse problema evitando suplementos de proteína.

     

  • Evite toranja e suco de toranja. Essas frutas podem produzir uma forte reação a medicamentos que suprimem seu sistema imunológico.

     

  • Não tome anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Alguns medicamentos de venda livre (OTC) muito comuns, incluindo ibuprofeno e naproxeno, podem causar disfunção renal. Você também pode querer evitar tomar anti-histamínicos e antiácidos. Esses medicamentos e outros medicamentos de venda livre podem às vezes interferir com outros medicamentos ou alterar a absorção. Converse com seu médico sobre a segurança desses medicamentos e possíveis alternativas para tentar.

     

  • Evite certas vitaminas e suplementos de ervas. St. Johns Wort, Schisandra e alguns chás de ervas e outros suplementos naturais interagem com medicamentos de transplante. Você deve discutir esses suplementos com seu provedor antes de usá-los para garantir que sejam seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *